O que é Pix? Como funciona? Entenda!

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do Pix, mas ainda não entende muito bem como funciona e se realmente vale a pena.

Na verdade, é mais uma opção para a transferência de dinheiro, assim como fazer ou receber depósitos, valendo tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Além disso, o processo é muito rápido, e em aproximadamente 10 segundos a operação está concluída.

Separamos aqui as principais informações sobre essa nova modalidade de pagamento, como funciona, pois assim, ficará mais fácil de avaliar se vale ou não a pena.

O que é Pix?

Esta é a mais nova alternativa para você poder suceder suas atividades bancárias, originado pelo Banco Central, que por sua vez, é viabilizado pelas instituições financeiras.

Através dele, é possível realizar transferências, pagar contas e receber valores, de forma instantânea, onde o serviço está disponível 24 horas por dia, mesmo durante feriados e finais de semana.

Seu maior diferencial é a sua rapidez, mas é necessário que ambas as partes, tanto o remetente quanto o destinatário, tenham um Pix cadastrado.

Vale lembrar que as transações  estão isentas de tarifas para pessoas físicas e também para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual).

Como cadastrar?

Para se cadastrar, é preciso criar uma chave Pix, que pode ser:

  • CPF/CNPJ;
  • Chave aleatória;
  • Número de celular;
  • Endereço de e-mail.

Assim que abrir o aplicativo da instituição financeira, aparecerá a opção de adesão, e em poucos minutos, o cadastro é facultado.

Agora, permite registrar até cinco chaves por conta, em caso de pessoa física. Já pessoas jurídicas, o número máximo é de 20.

Por outro lado, se tiver mais de uma conta, a chave não poderá ser a mesma.

Leia também:  Melhores celulares Samsung em 2021

Como funciona?

Como todo aplicativo de celular, no momento de executar uma transferência, geralmente aparece TED e DOC, e a partir de agora, tem o Pix. Então, basta escolher a opção que deseja.

No caso de suas dívidas, é possível pagá-las através de códigos de barras, remessas físicas, dinheiro em espécie ou cartões.

Desde que a empresa ofereça a leitura por meio de QR Code, é viável também pagar seus boletos apenas apontando a câmera do seu celular.

Dessa forma, todas as operações financeiras são realizadas em segundos, e em circunstâncias específicas dessas emissões, assim que o valor for enviado, cai praticamente na mesma hora na conta do favorecido.

É seguro?

Muitas pessoas ainda têm preocupação quanto à segurança da interface, mas como tem a aprovação do Banco Central, o risco é mínimo.

É claro que como qualquer procedimento feito em canais digitais, é importante manter um sistema anti-vírus ativado no computador ou dispositivo móvel.

Isso é o que vai garantir a proteção de seus dados pessoais e financeiros.

Vale a pena ter?

Embora haja um certo receio entre a população, o Pix é um método para movimentar seus proventos de forma simples e segura.

E em um curto período de tempo, o envio é efetivado. E isso tudo utilizando-se a plataforma da instituição financeira de sua preferência.

Uma outra vantagem que vale destacar, são as translações de DOCs, que podem ser processados em até 24 horas, diferentemente das práticas comuns, que geralmente podem levar até 3 dias úteis para serem validados.

Sobretudo, independente de qual seja o seu objetivo e se realiza muitas movimentações, este é mais um recurso que pode-se considerar, principalmente por ser elementar e autêntico.

Leia também:  Tendências da Tecnologia da Informação para 2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *