Conheça a nova GPU da AMD Radeon RX 6800

Para quem busca um maior desempenho em games, vai gostar de saber que a AMD anunciou recentemente mais uma novidade.

São novas placas de vídeo, que além de inovar na arquitetura, prometem rodar com muito mais rapidez e ao mesmo tempo com menor consumo.

Foram adicionadas novas tecnologias, e é justamente sobre isso que vamos falar aqui, como as principais características e funcionalidades.

O que se pode esperar das novas placas?

Em primeiro lugar, a empresa está lançando três versões: Radeon RX 6800, 6800 XT e 6900 XT, todas com a nova arquitetura RDNA 2, além de uma performance muito mais elevada.

Assim como os itens que fazem parte do PS5 e Xbox Series X que contam com a tecnologia Ray Tracing, os novos modelos também já estão equipados com esta ferramenta.

Vale lembrar que o lançamento recebeu o nome de Big Navi, que seria uma extensão da Navi já existente.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre a placa top de linha.

Conheça o top de linha

Vamos focar aqui no modelo top de linha, a Radeon RX 6900 XT, pois é que mostra o desempenho mais rápido.

Confira algumas características:

  • Recurso Ray Tracing;
  • 80 unidades computacionais;
  • Clock variando de 2015 a 2250 MHz;
    VRAM de 16 GB;
  • Cache de 128 MB;
  • Menor consumo de energia;
  • O dobro de performance;
  • Litografia de 7 nm.

No entanto, as outras duas versões também possuem um ótimo desempenho, inclusive com 16 GB de VRAM, o que significa menor consumo de bateria e uma memória significativa.

Quais as principais diferenças entre o modelo de entrada e o XT

Existem algumas diferenças quando se trata de placas de vídeo. Por exemplo, a versão de entrada conta com 250 Watts, enquanto o XT, vem com 300 (que é o mesmo do modelo top).

Leia também:  As tendências de pagamento por aproximação em 2021

Já em relação ao Cache, as memórias são semelhantes, que é de 128 MB. Por outro lado, a opção mais simples vem equipada com 60 unidades computacionais, e o XT, 72.

Uma análise foi feita para avaliar a capacidade de rodar games. O resultado foi a possibilidade de rodar em 1440p a até 253 fps, isso no 6800 XT.

Por que o desempenho é importante?

Então, com essas novas placas, será possível rodar games em 4K, com uma tecnologia Ray Tracing.

Ou seja, tem por finalidade atingir taxas de quadros extremamente altas, além de novas unidades computacionais e maiores quantidades de memória que possibilitam a melhor experiência do jogo.

Os novos consoles do PlayStation 5 e do Xbox Series X já saem de fábrica com a arquitetura RDNA 2, a qual eleva e unifica a experiência dos jogos, desde o desempenho até os visuais.

Um dos grandes diferenciais para os apaixonados por games é porque proporcionam luzes, sombras e reflexos realistas, além de novos níveis de detalhe.

Então, as principais informações foram passadas aqui, mas se você ainda está em dúvida de quais são os efeitos na prática, no próprio site da AMD é possível encontrar mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *